domingo, 29 de janeiro de 2012

P93 O ensaio do brado

Melhor seria o sussurro retumbante...
A Rede Globo exibiu na semana passada o último capítulo da série "O brado retumbante" onde foi contada a história de um presidente brasileiro, Paulo Ventura, que na condição anterior de deputado assume a presidência após um acidente com o presidente em exercício. Assumindo contrariado, sendo a última coisa que gostaria de fazer, cerca-se de bons assessores e termina deflagrando uma luta contra a corrupção sem paralelo nos dias atuais na presidência real, tanto atual como as passadas, que se guiaram sempre por uma idéia contrária.
-
Mas a série e como não poderia deixar de ser uma estória contada pela Rede Globo peca e muito em labirintos e descaminhos que levam o personagem principal a ficar muito aquém do que poderia ter sido numa trama bem realista. É fácil entender que o roteirista da Rede Globo poderia fazer de tudo, menos contar certas verdades ou ofender certos personagens bem vivos, enfiados na política e mais ainda donos de emissoras afiliadas da Rede Globo, que estão unidos há décadas em amizade e socorro mútuos.
-
Assim a estória que poderia ter trazido muito do que realmente é feito nos bastidores do poder se perde em intermináveis e contínuas estorinhas de amor, adultério, vai e vem de separações e reconciliações, enquanto que o poder mesmo e a capacidade de exercê-lo de forma a beneficiar a nação se dilui em ações ocasionais e de pouco impacto. Como é que a Rede Globo vai propor ou escancarar a caça às oligarquias políticas das quais sempre se serviu para transmitir e concretizar seus conceitos mais obscuros de política? Impossível. Daí as grandes ações do presidente passarem batidas em poucos momentos decisivos, enquanto que intermináveis namoros, romances e casos afins desfilam pelo enredo da série.
Pior ainda, aderindo ao discurso homossexual, o presidente se vê confrontado em transmitir para a nação o discurso de aceitação do filho antes homossexual e agora transexual, com a família toda reunida em lágrimas, enquanto seu antigo filho agora filha, chora emocionada, só faltando o discurso da Câmara de deputados pedindo o prêmio Nobel para a mais nova "mulher" brasileira. O esforço dos roteiristas para esvaziar a idéia e imagem de um presidente realmente empenhando em limpar a política brasileira desceu a níveis inimagináveis. Parece que hoje para ser roteirista de televisão, antes de ter a profissão registrada na carteira de trabalho, o candidato a isso precisa ter a carteirinha de algum clube gay.
-
O trabalho dos atores foi muito bom, convincente mesmo, elogios para todos mas o trabalho dos roteiristas em enredar o espectador em uma trama caótica de namoros, casos, adultérios, num vai e vem que estaria melhor numa série romantica foi melhor ainda. Resta a certeza de que trabalhando para a maior emissora de televisão do Brasil e que sempre esteve ligada aos piores e mais nefastos clãs da oligarquia política do Brasil, para não dizerem o que realmente deveria ter sido dito e nem de longe ofenderem os amigos jornalistas enfiados em assessorias de imprensa para essas mesmas oligarquias, o trabalho deve ter sido muito bem pago. Se o dinheiro não foi parar na maleta, com certeza foi parar no roteiro. Nessa arte de aliciar colaboradores, o senador Floriano Pedreira interpretado por José Wilker, era mestre.
Como diria o presidente Paulo Ventura com suas finas observações, é, roteirista também coloca dinheiro na cueca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário