Comecei a escrever este texto há coisa de um mês atrás, mas parei. Em certos momentos as notícias nos chocam, em especial quando percebemos que tudo o que podia destruir nossa nação aparece a cada dia nos noticiários As notícias se sucediam de tal forma e com tal rapidez que a constatação é só uma: o que chamamos de sociedade perdeu e perdeu feio para o crime porque permitiu que ele crescesse com sua leniência.
A polícia, em especial a temida Rota, hoje está de joelhos frente ao crime organizado. Perdeu. Ainda por cima a derrota dessa corporação se reveste de um significado especial pois ela teve enfiada goela abaixo pelo crime organizado uma verdade simples, mas estarrecedora: A Rota é só um quartel no centro da cidade de São Paulo e o crime organizado domina vários estados, tem quartéis em todos os lugares e soldados letais nos seus ataques. A Rota também, mas e daí parecem dizer os bandidos. Se ela pode, eles também podem e podem até mais. Criminosos incendeiam ônibus no Paraná e em Santa Catarina e além disso fuzilam desafetos em ataques coordenados. E a Rota faz o quê? Nada. É a única e terrível coisa que ela descobriu, não pode fazer nada, a não ser ficar no centro de São Paulo vendo tudo acontecer. Para deixar o quadro mais grave, o número de policiais que pedem demissão aumentou nesse ano. Desmotivados com todos os problemas que tem na profissão, saem. Os que ficam se submetem à rotina de terem de revezar coletes, usar equipamento sucateado e irem para casa com roupas civis, escondendo a identidade de policiais. Alguns mais cautelosos, depois da onda de execuções de policiais de folga em suas casas, passaram a se ocultar na casa de parentes. Não parece uma exibição de vitória.
Os cidadãos paulistas ou a sociedade desse estado como dizemos, se descobrem abandonados à própria sorte por um governo vacilante, que só se preocupa em manter seus negócios particulares funcionando e rendendo muito, não tem compromisso nenhum com o cidadão e nem quer ter. E de mais a mais, como os cidadãos desse estado e dessa cidade de São Paulo foram politicamente incultos, temerários e de visão mesquinha o suficiente para votarem nesses criminosos de paletó e gravata durante quase 20 anos, aceitando uma espécie de suborno político de supostas vantagens oferecidas como presente, que na verdade só serviam a seus propagandistas, merecem o que estão passando e muito mais. Perderam porque se preocuparam apenas com o famoso jeitinho e a malandragem política e jurídica, com a politicagem da obediência de currais eleitorais e com seus sagrados direitos de ficarem impunes em muitos crimes de todos os tipos, de dirigirem bêbados provocando acidentes a serem pegos com drogas e ainda assim serem agraciados com leis lenientes, praticamente cúmplices do crime, pois isso era uma das vantagens com que seus candidatos lhes acenavam. Se isso durante anos abriu portas e caminhos para criminosos, isso não interessava ao cidadão. O resultado está aí. Perdeu.
- Vellker
-
Índice geral de textos
Nenhum comentário:
Postar um comentário